O Piano que Conversa na sessão de novembro do Teste de Audiência

Posted by on Out 25, 2016 in Uncategorized | No Comments
O Piano que Conversa na sessão de novembro do Teste de Audiência

Caixa Belas Artes recebe o documentário de Marcelo Machado que conta as histórias do piano de Benjamin Taubkin

“O Piano que Conversa”, do diretor Marcelo Machado, é o centésimo filme do Teste de Audiência que será apresentado no dia 1° de novembro, às 20h30, no CAIXA Belas Artes. A atividade, promovida pela CAIXA Cultural São Paulo, proporciona o livre debate de filmes ainda em fase de montagem. Após a projeção, são distribuídos questionários para preenchimento do público, seguido de livre debate entre a plateia e o diretor. O processo é monitorado e tabulado por uma equipe de pesquisadores.

Nesse documentário sem palavras e narrado apenas por sons, o piano dialoga com diferentes formações e tradições musicais. Partindo de gravações em estúdios e encontros em São Paulo e La Paz ou viajando para festivais pelo Brasil e Coréia Sul, vemos aspectos do processo de um pianista na busca de uma nova identidade para uma música universal. Uma viagem do piano que apesar do peso e tamanho, soa leve nas mãos de Benjamim Taubkin.

Sobre Marcelo Machado

Tendo começado com vídeo-experimental na produtora Olhar Eletrônico na década de 80, passou pela televisão e publicidade nos anos 90 até centrar seu trabalho como diretor de cinema e televisão. Criou e co-dirigiu o documentário “Ginga”, uma co-produção entre a O2 filmes e a Nike Entertainment; dirigiu os documentários “O Espírito do Brasil”, sobre o estilo de vida brasileiro,“Viagem ao Anhui”, sobre a viagem de Jayme Martins à China, “Oscar Niemeyer – o arquiteto da invenção” para a Abril Cultural e a série em DVD “Uma História Instrumental” para o Selo Sesc.

Recentemente dirigiu a série de TV “A Verdade de Cada Um” para o canal NatGeo e o documentário musical de longa metragem “Tropicália”, premiado e distribuído internacionalmente.

Sobre o filme

Uma sucessão de encontros em torno do piano de Benjamim Taubkin é apresentada em O Piano que Conversa. O documentário de Marcelo Machado narra, sem o apoio da palavra, o percurso de um piano tão discreto quanto privilegiado, mas certamente o protagonista de todos os cuidados daqueles que o cercam. O filme terá sua primeira exibição comercial no Canal Curta! e foi financiado pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

O ponto de partida do cineasta é apresentar, somente com sons e música e sem o mínimo de interferência, o processo criativo do pianista brasileiro na busca de uma identidade universal para suas composições. Do diverso Brasil à enigmática Coreia do Sul, passando pela exótica Bolívia, as fronteiras estão diluídas e as trocas musicais ocorrem aproximando músicas de caráter experimental e tradicional, instrumental e cantada, nacional e internacional.

Os encontros acontecem com o percussionista israelense Itamar Doari, o baixista João Taubkin para uma gravação em um estúdio em São Paulo. Ensaiam na casa do percussionista Guilherme Kastrup, com Petro Ito e os guitarristas do Pará, Manoel e Felipe Cordeiro para uma apresentação na laje da Cooperifa, na periferia de São Paulo. Com o grupo Clareira do qual faz parte, ele toca num teatro rural de Bragança Paulista. Com a Comunidade Sagrada Coca se encontra para um ritual nos arredores de La Paz além de gravar no estúdio do saxofonista Alvaro Montenegro, com a cantora Elvira Espejo e seus irmãos, também em La Paz, Bolivia. Com o grupo Jeong Ga Ak Hoe ensaiam no estúdio Cachoeira, zona oeste de São Paulo, para uma apresentação no SESC Pompéia e finalmente viajam para Coréia, onde vão tocar num festival de música contempôranea em Tongyeong, ao sul da península.

Teste de Audiência

Com iniciativa da ASACINE e GAYA FILMES e patrocínio da Caixa Econômica Federal, o projeto comandado pelos cineastas Márcio Curi e Renato Barbieri, está em sua décima edição, a segunda em São Paulo. Desde a estreia, foram mais de 90 produções brasileiras, dentre elas títulos prestigiados, como “Cidade dos Homens”.

Para participar – Diretores interessados em ter acesso gratuito à atividade podem inscrever o longa em formato aberto para o e-mail da curadoria do Teste de Audiência. (Márcio Curi – mccuri@gmail.com e Renato Barbieri -renato@gayafilmes.com). O projeto aceita inscrições de longa-metragem em todos os gêneros cinematográficos, como documentário, ficção e animação. Para a participação no programa é fundamental que o diretor tenha disponibilidade para acompanhar a sessão e debater com o público após a exibição do filme.

Serviço:

Teste de Audiência
Filme: O Piano que Conversa
Data: 1 de novembro de 2016, terça-feira
Horário: 20h30
Local: Caixa Belas Artes
Endereço: Rua da Consolação, 2423 – Consolação – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 2894-5781
Entrada: R$ 2
Sala: 4 – Aleijadinho
Capacidade: 144 lugares
Classificação etária: 16 anos
Duração: 96 min
Funcionamento: de segunda-feira a domingo, das 13h30 às 23h30
Caixa Belas Artes: www.caixabelasartes.com.br
Fanpage: facebook.com/CaixaCulturalSaoPaulo/events
Site do evento: testedeaudiencia.com.br
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Informações à Imprensa
Pool de Comunicação
Marcy Junqueira /Luana Ferrari
Tel: (11) 3032-1599
E- mail: marcy@pooldecomunicacao.com.br / luana@pooldecomunicacao.com.br

Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural – São Paulo
Tel.: (11) 3549-6001
E-mail: cultura.sp@caixa.gov.br
www.caixa.gov.br/imprensa | @imprensaCAIXA
www.facebook.com/CaixaCulturalSaoPaulo

Leave a Reply