Teste encerra a programação 2016 com o documentário Krenak – O Sonho da Pedra

Posted by on Nov 23, 2016 in Uncategorized | No Comments
Teste encerra a programação 2016 com o documentário Krenak – O Sonho da Pedra

Krenak – O Sonho da Pedra completa a nona sessão do Teste de Audiência realizado ao longo de 2016, no CAIXA Belas Artes. A atividade, promovida pela CAIXA Cultural São Paulo, proporciona o livre debate de filmes ainda em fase de montagem. Após a projeção, são distribuídos questionários para preenchimento do público, seguido de livre debate entre a plateia e o diretor. O processo é monitorado e tabulado por uma equipe de pesquisadores.

Sinopse – Krenak – O Sonho da Pedra

O documentário para TV traça o pensamento e a trajetória de Ailton Krenak, líder indígena natural de Minas gerais, descendente da etnia Krenak, outrora Botocudos. Depois de estudar em São Paulo, Ailton foi atuante na defesa dos povos indígenas. Ao viajar pelo Brasil e pelo mundo, transformou-se numa espécie de embaixador das culturas originais brasileiras. O filme traz imagens e depoimentos de Ailton em diferentes momentos de sua vida, além de outros personagens que fazem parte de seu universo. O doc. além de apresentar a visão de diferentes culturas indígenas brasileiras e o esforço de sobrevivência como povos com suas respectivas características, mostra o esforço de Ailton para trazer de volta registros da língua original dos Botocudos, hoje Krenaks, recolhidos por um viajante russo, Henrik Maniser, que conviveu com a tribo na região do Vale do Rio Doce em Minas Gerais, antes de seu quase extermínio no início do século 20. Esse mesmo rio Doce, sagrado para os Krenak, foi profundamente agredido, numa tragédia sem proporções, com o vazamento de detritos pelas mineradoras da região. Apesar de toda essa carga negativa, Ailton aponta caminhos possíveis para a sobrevivência desses povos, com otimismo.

Sobre Marco Altberg

Carioca, Altberg realiza seu primeiro documentário, Noel Nutels (1975), representante do Brasil nos Festivais Internacionais de Lyon e Oberhausen, premiado como Melhor Documentário. Dirigiu, entre outros, os premiados longas-metragens Prova de Fogo, Aventuras de Um Paraíba e Fonte da Saudade. Como produtor executivo, planejou e executou as produções de longas como Lição de Amor, Bye, Bye, Brasil, A Filha do Sol, Quilombo, O Mistério de Robin Hood, A Árvore da Juventude (estes dois últimos do grupo “Os Trapalhões”).

Na TV atua desde 1995 com a série de programas semanais Revista do Cinema Brasileiro, exibido nas redes de TVs Educativas, TV Cultura de São Paulo e no Canal Brasil. Produziu e dirigiu ainda várias séries e especiais, além de programas independentes para TV a Cabo, destacando-se séries como Joana & Marcelo, Quarta Parede (ambos no Canal Multishow), Rondon, Amor, Ordem e Progresso (TVE e TV Escola) e Taru Andé (Canal Futura – Melhor Série no Festival Internacional de Cinema Ambiental, 2007). Mais recentemente produziu as séries Hoje eu Desafio o Mundo Sem Sair da Minha Casa, com Marcelo Yuka e O Video Game no Brasil, ambas para a Play TV, além de Geração de Craques para a Discovery e Papito in Love, para a MTV, e TECART para o ARTE 1.

Com uma presença atuante na política cinematográfica, Altberg foi fundador e Presidente da ABD – Associação Brasileira de Documentaristas (74/75), Diretor de Operações da Embrafilme (89/90) e Conselheiro do Concine (87/88), fundador e Presidente da ABRACI – Associação Brasileira de Cineastas (92/93) e Vice-Presidente do SNIC – Sindicato Nacional da Industria Cinematográfica. Foi um dos criadores do CANAL BRASIL; Conselheiro do Conselho Superior de Cinema de 2009 a 2012; fundou a ABPITV – Associação Brasileira dos Produtores

Serviço:
TESTE DE AUDIÊNCIA
Filme: Krenak – O Sonho da Pedra
Data: 6 de dezembro de 2016, terça-feira
Horário: 20h30
Local: Caixa Belas Artes
Endereço: Rua da Consolação, 2423 – Consolação – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 2894-5781
Entrada: R$ 2
Sala: 4 – Aleijadinho
Capacidade: 144 lugares
Classificação etária: XXX
Duração: 96 min
Funcionamento: de segunda-feira a domingo, das 13h30 às 23h30
Caixa Belas Artes: www.caixabelasartes.com.br
Fanpage: facebook.com/CaixaCulturalSaoPaulo/events
Site do evento: testedeaudiencia.com.br
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Informações à Imprensa
Pool de Comunicação
Marcy Junqueira / Martim Pelisson
Fone: (11) 3032-1599
E-mail: marcy@pooldecomunicacao.com.br / luana@pooldecomunicacao.com.br

Leave a Reply